Palestrante

Speaker 1

Dra Marina Batista Borges Pereira

Essa palestra tem o objetivo de apresentar uma revisão baseada em evidências sobre o que seria uma oclusão normal ou não, desde o período pré-dentário até aos 12 meses de vida pois grande parte dos estudos aborda essa situação apenas quando a dentição decídua está completa e, dessa forma, inviabiliza o diagnóstico precoce da maloclusão.
Além disso, apresentaremos as principais causas e consequências dessa alteração que impacta de forma generalizada a vida da criança.
Esperamos assim, contribuir com as evidências disponíveis sobre a importância de conhecer o que seja uma oclusão normal ou anormal desde o nascimento, salientando o papel dos Ortopedistas Funcionais dos Maxilares e Odontopediatras nesse reconhecimento por representarem os profissionais da área mais diretamente relacionados com essa questão.
O período pré dentário é também conhecido como período dos Rodetes Gengivais que se estende até a erupção do primeiro dente decíduo, o que normalmente acontece por volta dos 6 meses de idade. É considerado como o primeiro padrão de oclusão durante essa fase. Entretanto, são escassos os estudos que abordam esse período, além da existência de metodologias diversas, o que torna difícil estabelecer um padrão de normalidade. De acordo com alguns autores, é preciso definir o que seja normal para identificar o anormal.
Além disso, saber quando uma alteração acontece, facilita diagnosticar e tratar qualquer desvio de normalidade, o mais oportunamente possível.
Estudos epidemiológicos da maloclusão na infância, mostram que mais da metade das crianças com dentes decíduos apresenta essa condição, o qual é considerado um problema de saúde pública sobretudo devido à sua expressiva prevalência, por acometerem crianças de pouca idade e pelas graves consequências. Além disso, figura na terceira posição na escala de prioridades e de problemas de saúde bucal no Brasil.
É uma desordem que afeta não somente os maxilares, mas todos os músculos faciais, respiração, sono, dentes e outros.
A etiologia da maloclusão é multifatorial, incluindo fatores hereditários, genéticos e ambientais. Em crianças com dentição decídua estão os hábitos de nutrição não nutritiva como a sucção de chupeta e dedo, uso de mamadeiras, desmame precoce, métodos alimentares, respiração bucal e mais recente, fatores como anquiloglossia têm sido citados que podem impactar o desenvolvimento dos arcos dentais.
Entre as consequências dessa condição, estudos sugerem associação entre maloclusão e complicações como cárie dental, doenças respiratórias e do sono, problemas funcionais como a mastigação, deglutição entre outras que comprometem enormemente a qualidade de vida, principalmente, da criança em crescimento e desenvolvimento. Sendo assim, o diagnóstico e intervenção das maloclusões em idade precoce, evita que elas se instalem ou se agravem na dentição decídua, mista ou permanente.

“STATUS DA OCLUSÃO DE 0 A 12 MESES DE VIDA: CONHECER O NORMAL PARA IDENTIFICAR O ANORMAL.”

- Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás/UFG.
- Especialista em Odontopediatria pela ABO/GO.
- Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pela ABO/DF e APCD/SP.
- Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.
- Fellow Forsyth Dental Center/Boston/EUA.
- Mestre em Medicina Tropical/UFG.
- Doutora em Ciências da Saúde/UFG.
- Autora do Livro Urgências e Emergências em Odontopediatria/Ed. Maio.
- Autora do Livro Manual de Ortopedia Funcional dos Maxilares: Uma Abordagem Clínico-Infantil/Grupo Gen.
- Autora do Livro Língua e Lábio Presos: Uma Abordagem Além das Dificuldades de Amamentação.
- Autora principal de 10 artigos científicos.
- Membro da International Affiliation of Tongue-Tie Professionals (IATP).
- Membro da American Laser Study Club (ALSC).
- Membro da International Consortium of Oral Ankylofrenula Professionals (ICAP).
- Curso “Advanced Live Patient Course” - Dr. Richard Baxter - Alabama Tongue-Tie Center/EUA.
- Curso “Breathe Myo Workshop” - Dr. Soroush Zaghi e Equipe - Los Angeles/EUA.
- Responsável pela implantação do Serviço de Odontologia Neonatal do Hospital e Maternidade Dona Iris/Goiânia/GO/Brasil